A compreensão da revelação divina a partir dos textos do Antigo Testamento é um processo de evolução gradual e lenta. É impossível ter uma ideia clara dos propósitos de Deus quando não se tem uma familiaridade com vários textos bíblicos e uma visão geral da Bíblia. A leitura de alguns livros históricos do Antigo Testamento podem ofuscar, para aqueles que não tem um conhecimento mais profundo das escrituras, o entendimento sobre a Graça de Deus e do seu amor.
Ao passo que também pode produzir uma falsa impressão de que Deus é um ser impiedoso e terrível, quando na verdade, Ele é misericordioso, justo e compassivo, pronto para socorrer os aflitos e necessitados. Entretanto, não se pode ignorar que a sua ira é tremenda e que Ele pode destruir os povos no seu furor. Mas a ira de Deus somente dura por um momento, pois a sua misericórdia é de eternidade a eternidade na vida daqueles que temem o seu nome.
Alguns intérpretes modernos da Palavra de Deus estão cegos quanto à compaixão de Deus para com a humanidade, principalmente os pecadores. Porquanto ainda que o pecado é abominável diante dos olhos do Senhor, a morte do ímpio não lhe traz prazer. Podemos ver nas escrituras sagradas que em momentos de grande apostasia, Deus permitiu que o povo de Israel fosse levado cativo e que as suas terras fossem tomadas. Mas quando os judeus se arrependeram de seus pecados, o Senhor os amparou, os libertou e os trouxe de volta para as suas terras.
A queda deste povo proporcionou o chamamento de uma nova nação, eleita e constituída de todos os povos e raças, escolhida para ser um reino sacerdotal. A nação santa e o povo escolhido é a Igreja comprada com o sangue de Jesus Cristo que foi derramado na cruz do Calvário. Nenhum outro fato demonstra tanto o amor Deus quanto o sacrifício do seu Filho pela humanidade.
Por isso, os novos leitores e intérpretes da Bíblia precisam ter a consciência que para compreender os Livros Históricos do Antigo Testamento é necessário ter um conhecimento amplo da revelação de Deus através dos séculos. Portanto, é imprescindível o conhecimento prévio do Novo Testamento para uma interpretação correta dos fatos históricos relacionados à revelação de Deus e ao povo escolhido por Ele.
Aristeu Alves
0 Comments:
Postar um comentário